Uma lua de inverno

Uma lua de inverno

terça-feira, setembro 11, 2007

Correr? Pra onde?


Que me perdoem a pretensão, mas sou um pouco Zuenir Ventura: tenho preguiça de escrever. Gosto mais de ler. Assim também como o jornalista em tela, sou uma otimista. Pra mim o copo está sempre meio cheio.
Mas, confesso, estou quase a me render. Minha mãe, se viva fosse, indagaria: onde vamos parar? Eu diria a ela: não vamos pq já estamos parados. Na verdade, estamos petrificados diante de uma crise política, moral, ética, social, econômica ( e pq não dizer isso qdo. a carne de 1a. chega aos R$12,00/quilo??).
A violência, essa sim, que segmenta e, tal qual o mercado, começa a se personalizar e a invadir todas as camadas sociais. Pobre, rico; letrado, analfabeto...em geral chega para os que não contam com o aparato de proteção integral.
Chega para o rapaz atropelado na BR. Vem sem aviso para o pesquisador que cruzava uma avenida da capital e foi pego num assalto. Aparece para uma moça que guardava a casa dos patrões e foi morta por desconhecidos. Instala-se na existência sem rota de crianças nas ruas. Chega a todos, ou melhor, a quase todos. Há os que contam com um esquema de blindagem que nem chamando o Bin Laden conseguiríamos dar cabo dessas criaturas maléficas. De quem eu falo? De grande parte dos políticos que envergonham nossa nação e nos despertam os instintos mais cruéis ao pensarmos em quanto mal eles têm trazido a este povo. Não temos educação decente, morremos nas filas dos postos de saúde em frente às câmeras de Tv num macabro espetáculo em tempo real e agora não podemos mais ir, e nem vir. Não temos mais como suportar, mas tb não gritamos, apenas aceitamos. Sem ter onde correr, deixamos a vida nos levar e esperamos pela próxima barbarie para nos indignarmos e sentirmos vontade de correr. Mas, José, para onde??

Nenhum comentário: